Recentemente atendi uma pessoa assim, ferida devido a decepções familiares, não queria nem falar de seus irmãos e familiares. Dizia: “Eu não preciso deles e eles não precisam de mim”. Conforme falava do seus irmãos ficava nítido como ficava cada vez mais nervoso. Ainda que o motivo de sua mágoa já tivesse acontecido a muitos anos, pela sua reação parecia que tinha sido ontem.
O maior problema é que essa pessoa não consegue ter paz, sempre muito depressivo e inclusivo já tentou se matar algumas vezes. Entendi, que a raiz do seu problema é seguir mantendo essa ferida aberta ao invés de buscar curar.
Assim também existem muitas pessoas que foram feridas, e por não conseguir perdoar, fazem ainda mais mal para si mesma.
Imagina se eu cortar meu braço, porém ao invés de colocar remédio, fico passando a mão sujo no local e abrindo a ferida. O que será que vai acontecer? Vai ficar pior cada dia, até eu parar e começar a cuidar dessa ferida.
Tinha uma jovem que escrevia todos os dias em seu diário pessoal. Seu irmão sem pensar direito decidiu fazer uma broma, pegou a diario dela e publicou várias páginas no Facebook dela. Sem saber de nada a jovem foi para a escola e viu que tinha algumas pessoas rindo dela, uma das suas amigas foi até ela e lhe perguntou: Por que você fez isso? Ela respondeu: Fiz o quê? Publicou seu diário no Facebook. Quando ela viu o que aconteceu, ficou com tanta vergonha e raiva ao mesmo tempo, imediatamente voltou para casa. Logo depois descobriu que tinha sido seu irmão quem publicou suas notas pessoais. Ela estava com muita raiva do seu irmão, não comeu nem bebeu aquele dia todo, somente chorava. Mais tarde seu irmão tentou pedir lhe desculpa mais ela não aceitou, brigou com ele e expulsou ele do quarto. Sua mãe tentava falar com ela, porém nada parecia funcionar. Somente dizia:
Olha o que ele me fez!
No outro dia a mesma coisa, não comeu nem bebeu e quando alguém tentava lhe falar para esquecer isso, ela respondia a mesma coisa:
Olha o que ele me fez!
Depois de quase uma semana sem ir para a escola, sem comer, sem sequer sair do quarto. Sua mãe foi implorar para ela sair do quarto comer alguma coisa, senão teriam que levá-la para um hospital. Ela mais uma vez disse:
Mãe, olha o que ele me fez!
Sua mãe lhe respondeu:
“Filha, olha o que você esta fazendo com você mesma. É muito pior do que ele fez contigo.”
Às vezes, sem perceber nós intensificamos a dor de uma decepção que sofremos, no final terminamos fazendo mais mal a nós mesmo.
“Pessoas que foram feridas e que não perdoaram, se ferem ainda mais”
Por isso, é importantíssimo perdoar!
Jesus disse: “Então Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: “Senhor, quantas vezes deverei perdoar a meu irmão quando ele pecar contra mim? Até sete vezes?” Jesus respondeu: “Eu digo a você: Não até sete, mas até setenta vezes sete.” (Mateus 18:21-22)