Segundo Passo Para vencer a Depressão
“Curso Fim da Depressão”
Algumas pessoas terminam aumentado sua insatisfação a causa de ficarem comparando suas vidas com a vida de outras pessoas. Já diz o ditado: A grama do vizinho é sempre mais verde que a nossa. No entanto, comparações diárias podem elevar o estresse, ansiedade e até causar depressão.
As redes sócias de certa maneira têm contribuído para que inúmeras pessoas intensifiquem ainda mais seu desgosto pela sua própria vida. Ao se comparar com alguém mais talentoso, com melhor aparência, com mais dinheiro, famoso, como uma linda casa e que parece ter a vida perfeita. Estamos abrindo a porta para a insatisfação, caminhado rumo a infelicidade e claro que iremos nos sentir inferior aos demais.
Outro motivo que enfraquece nosso espírito é ficar olhando para nossos defeitos. Sabe, antes eu ficava mais focado naquilo que eu não gostava em mim do que nas qualidades e virtudes que tinha. Hoje eu entendo que eu me auto sabotava, pois constantemente focava somente nos meus defeitos. Isso me fazia sentir inferior e sem forças pra seguir em frente. Houve vezes que não fui escolhido e sim colocado de lado, porém outras vezes eu mesmo me coloquei de lado, porque achava que os outros tinham mais condição do que eu.
Não devemos ficar olhando para nossos defeitos e muito menos para nosso passado. O lema do Apóstolo Paulo era: Uma coisa eu faço, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim.
Eu sei que existem pessoas e situações que nos machucaram profundamente, as vezes é difícil voltar ao rumo certo depois de eventos traumáticos. Contudo, temos que ter fé que o sol vai voltar a brilhar. Que vamos dar a volta por cima apesar de tudo que já nos aconteceu.
"Ficar se comparando com os demais é o mesmo que seguir a estrada que tem como destino a frustração. É preciso aprender a gostar de nós mesmos do jeito que somos, com nossas virtudes e defeitos."
Existe uma palavra que Jesus disse que eu gosto muito:
Os olhos são a lâmpada do corpo. Portanto, se teus olhos forem bons, teu corpo será pleno de luz. Porém, se teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em absoluta escuridão. (Mateus 6:23)
A dificuldade de algumas pessoas não é ter bons olhos com os demais, senão ter bons olhos consigo mesma. De hoje em diante, busque se olhar com bons olhos. Sim! Você é especial. Perdoe aqueles que lhe magoaram e não destrua o seu futuro com problemas do passado.
A partir de hoje procure cuidar da sua mente como alguém cuida do seu lindo jardim. Não deixe florescer ervas daninhas, arranque tudo aquilo que não for bom, cultive as boas sementes, e tenha paciência pois logo o seu jardim (mente) será um lugar maravilhoso.