Terceiro Passo para Vencer a Depressão

“Curso Fim da Depressão”

Base é aquilo que serve de apoio ou de sustentação. Geralmente uma construção com uma boa base não desaba diante das tempestades, terremotos ou desastres naturais. Uma boa base resiste!

Infelizmente, algumas pessoas nos dias atuais, constroem suas bases sobre a areia. Quer dizer, dependem de coisas ou pessoas para se sentirem apreciadas. Por exemplo, eu tive um amigo que era bem retraído, porque não dizer com baixa autoestima. No entanto, depois que ele conseguiu comprar o carro de seus sonhos, parecia estar bem mais confiante e comunicativo, nem parecia a mesma pessoa. O problema é que poucos dias depois voltou a ser como era antes.

Algumas pessoas parecem que são impulsionadas pela necessidade de alcançar o que os outros reconhecerão como um símbolo de status. Essas pessoas frequentemente se apresentam a outras com base em sua profissão ou carreira: “Sou corretor da bolsa, vice-presidente de marketing, graduado em Harvard.” Se os outros ficarem impressionados, isso garante que somos importantes.

É bem comum ver elevar a autoestima de certas pessoas quando estão vestindo uma roupa de grife, andando em um carro de luxo, recebendo elogios, recebendo prêmios ou ostentando sua atual condição; como essas coisas parecem fazer aumentar sua autoconfiança. O problema é quando essas coisas deixam de existir, é como se o mundo estivesse desabando sobre suas cabeças. Outro motivo que prova que esse tipo de conquistas externas não funciona, é a quantidade de pessoas que mesmo sendo famosas e com muito dinheiro, tiram a própria vida.

"O Judaísmo começa com a premissa de que todo ser humano foi criado à imagem de Deus. Agora, com um ponto de partida tão elevado, o respeito próprio é um direito de nascença de todo ser humano. Assim também é a pessoa cujo sua autoestima está baseada em princípios e valores eternos, essa pessoa consegue se recuperar apesar dos reveses dessa vida."

Para melhorar nossa autoestima é importante duas coisas: Aceitação e Amor Próprio. Aceitação não é se conformar e deixar de buscar melhorias, mas entender que existem coisas que estão fora do nosso controle. Em minha opinião o principal agravante da baixa autoestima não é o fato de ter sido abandonado pela pessoa amada, senão quando abandonamos a nós mesmos. O pior não é alguém desistir de você, senão você desistir de você mesmo.